domingo, janeiro 09, 2005

PAIS RICOS OU RICOS PAIS?

"A semana passada tivemos o desprazer de ver cerca de 200 pais rojados pelo chão, ao relento nocturno de Janeiro, sujeitando-se a dormir na rua no saquito-cama, tudo em nome do futuro anunciado dos seus rebentos. Faziam-no por causa do colégio luso-francês, número 1 do ranking nacional de escolas do ano passado, que ia abrir portas e inscrições."
Publicado no Spectrum em 09.01.2005
Dormir no chão para inscrever os miúdos numa escola? Parece coisa terceiro-mundista. Tenho uma filha de 5 anos e não tenho medo de assumir: A educação começa primeiramente em casa e só depois na escola. Se falharmos a educação dos nossos filhos, não será nenhum colégio nem francês nem chinês que fará deles aquilo que desejamos. Aliás, na minha opinião, dormir ao relento com o fim a que se destina até é um mau exemplo que estamos a dar às crianças.

6 Comments:

Blogger mfc said...

Ora aí está uma grande verdade.
Se os miúdos não tiverem um background sustentado, não há Luso Francês que lhes valha.

3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tens toda a razão. Esses pais que se deitaram à porta do colegio são mais um (mau) exemplo daquilo que não se deve fazer.Devem mas é dar educação e amor aos seus filhos em casa pois isso mais importante do que qualquer colegio francês.

5:06 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Tenho três filhos, e felizmente que não necessito de pagar uma fortuna mensalmente para que eles sejam bons alunos.
Também penso que não são os colégios que vão dar a educação e aptidão às crianças, e felizmente que assim é, senão o que seria desse grosso de portugueses que não têm possibilidades económicas par meter os filhos em colégios?

6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Modas!
Resta saber quais os critérios que elevaram esse colégio ao nº1 do ranking. Aliás resta saber também se foram comparadas escolas´publicas que funcionam em pré-fabricados com escolas luxuosamente instaladas porque são pagas a preço de ouro pelos papás mais abastados.
Não confio nesses rankings...

1:32 da tarde  
Blogger Biranta said...

Não há dúvida de que é uma "cena" tipicamente portuguesa (e do terceiro mundo). Mas não tenhamos ilusões: as escolas públicas não funcionam, (e deviam e podiam) o que faz com que a educação das nossas crianças seja muito deficiente, com tendência para piorar, infelizmente. Aos que têm filhos muito pequenos, quero deixar um alerta: a educação, em casa é muito importante, sem dúvida, mas as crianças passam a maioria do seu tempo activo na escola e isso tem um peso esmagador na sua educação e formação. Não tenham ilusões! O problema já não me afecta directamente, mas angustia-me, todos os dias; sobretudo por ver a quantidade de coisas simples que se podiam fazer para melhorar isto e não se fazem. Ouçam o meu alerta e não se deixem adormecer. Até porque a maioria das crianças não tem o apoio necessário, em casa e nem por isso têm menos direito a educação e formação. As escolas têm de funcionar em condições, sob pena de ajudarem a comprometer o nosso futuro.

9:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... »

7:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home