PAIS RICOS OU RICOS PAIS?
"A semana passada tivemos o desprazer de ver cerca de 200 pais rojados pelo chão, ao relento nocturno de Janeiro, sujeitando-se a dormir na rua no saquito-cama, tudo em nome do futuro anunciado dos seus rebentos. Faziam-no por causa do colégio luso-francês, número 1 do ranking nacional de escolas do ano passado, que ia abrir portas e inscrições."
Publicado no Spectrum em 09.01.2005
Dormir no chão para inscrever os miúdos numa escola? Parece coisa terceiro-mundista. Tenho uma filha de 5 anos e não tenho medo de assumir: A educação começa primeiramente em casa e só depois na escola. Se falharmos a educação dos nossos filhos, não será nenhum colégio nem francês nem chinês que fará deles aquilo que desejamos. Aliás, na minha opinião, dormir ao relento com o fim a que se destina até é um mau exemplo que estamos a dar às crianças.
6 Comments:
Ora aí está uma grande verdade.
Se os miúdos não tiverem um background sustentado, não há Luso Francês que lhes valha.
Tens toda a razão. Esses pais que se deitaram à porta do colegio são mais um (mau) exemplo daquilo que não se deve fazer.Devem mas é dar educação e amor aos seus filhos em casa pois isso mais importante do que qualquer colegio francês.
Tenho três filhos, e felizmente que não necessito de pagar uma fortuna mensalmente para que eles sejam bons alunos.
Também penso que não são os colégios que vão dar a educação e aptidão às crianças, e felizmente que assim é, senão o que seria desse grosso de portugueses que não têm possibilidades económicas par meter os filhos em colégios?
Modas!
Resta saber quais os critérios que elevaram esse colégio ao nº1 do ranking. Aliás resta saber também se foram comparadas escolas´publicas que funcionam em pré-fabricados com escolas luxuosamente instaladas porque são pagas a preço de ouro pelos papás mais abastados.
Não confio nesses rankings...
Não há dúvida de que é uma "cena" tipicamente portuguesa (e do terceiro mundo). Mas não tenhamos ilusões: as escolas públicas não funcionam, (e deviam e podiam) o que faz com que a educação das nossas crianças seja muito deficiente, com tendência para piorar, infelizmente. Aos que têm filhos muito pequenos, quero deixar um alerta: a educação, em casa é muito importante, sem dúvida, mas as crianças passam a maioria do seu tempo activo na escola e isso tem um peso esmagador na sua educação e formação. Não tenham ilusões! O problema já não me afecta directamente, mas angustia-me, todos os dias; sobretudo por ver a quantidade de coisas simples que se podiam fazer para melhorar isto e não se fazem. Ouçam o meu alerta e não se deixem adormecer. Até porque a maioria das crianças não tem o apoio necessário, em casa e nem por isso têm menos direito a educação e formação. As escolas têm de funcionar em condições, sob pena de ajudarem a comprometer o nosso futuro.
Looking for information and found it at this great site... »
Enviar um comentário
<< Home