sábado, janeiro 22, 2005

VOTAR, NÃO VOTAR OU CASTIGAR?

Como alguns dos meus amigos da blogosfera estou indeciso em relação à escolha dum candidato em quem deposite a minha confiança – a última vez que votei foi há 4 anos em Jorge Sampaio para as presidenciais – Poderão acusar-me de não cumprir o dever cívico mas não votar também é um direito ao qual me reservo se achar que nenhum dos candidatos merece o meu voto.
A opção PPD/PSD/CDS/PP é claramente surreal. Só um fanático partidário ou alguém que esteve em coma durante estes meses é que o fará. A opção PS não nos oferece nada de novo. O próprio José Sócrates já se encarregou de dizer que a politica fiscal de Santana é para seguir (?!). Além disso já tem nas suas fileiras alguns dos ex-ministros de Guterres que tão boa conta deram no enterro da economia portuguesa; sendo este mais um caso de Jobs for the boys que se afigura no horizonte já depois de Santana ter oferecido 72 tachos desde que o P.R. dissolveu o parlamento e de vir agora prometer um choque de gestão o que me leva a supor que pretende electrocutar os portugueses.
Votar PCP também não é uma solução viável. Os comunistas pararam no tempo e parecem ter desenvolvido um vírus muito forte contra a modernidade. Não se pode escolher um partido que nem consegue eleger o seu líder de forma democrática.
Por exclusão de partes, resta-nos o Bloco de Esquerda, que se afigura como opção menos mal, embora discorde de algumas das teorias populistas que insistem em defender tal como a de tentar fazer passar a ideia de que os criminosos são bons e os policias maus. Conheço a realidade e sei que não é assim. Os polícias é que são bons e os criminosos é que são maus.
A minha dúvida mantém-se. Deixo-vos, contudo, uma ideia a explorar: Desde o 25 de Abril tivemos alternadamente governos PS e PSD. Os resultados estão à vista. Se as coisas estão mal, a culpa é deles e de mais ninguém. Vamos castigá-los como merecem!

14 Comments:

Blogger mfc said...

O raciocínio está correcto, ou pelo menos é igualzinho ao meu.
Nunca deixei de votar.
É só isso que te peço: vota!

2:20 da tarde  
Blogger francis said...

Muito bem. Talvez vá mesmo seguir o teu concelho.

2:24 da tarde  
Blogger Armando S. Sousa said...

Já tinho afirmado:
Eu vou votar. Ou BE ou não gasto tinta com nenhum deles.

2:59 da tarde  
Blogger Toze said...

Não posso ajudar nessas dúvidas...pois não voto !

Finurias

5:53 da tarde  
Blogger Biranta said...

Por mim, acho legítimo que cada um fundamente a sua opção, da forma que lhe parecer mais correcta. Eu opto pela abstenção, que gostaria de ver devidamente valorada, com todas as consequências; porque acho que é a forma mais eficiente de começar a resolver os nossos problemas. Portanto, o que proponho é que cada um respeite as opções (e os motivos) dos outros. Peço que tenham em conta a grande percentagem de gente que se abstém e que também têm direitos, como cidadãos. Lá porque se recusam a confiar em quem, repetidamente, os (nos) engana, não quer dizer que esses mesmo tenham o direito de decidir sobre coisas importantes para todos nós e para o nosso futuro, sem terem em conta as opiniões da maioria das pessoas. Compreendam que isso não é democracia; e que não avaçamos, nesse caminho, se acharmops que a nossa opinião é que é boa; a nossa "estratégia" é que resulta e, por isso, deve ser imposta a todos; todos se devem conformar com ela. A minha luta é, apenas, por mais e melhor democracia. Sem luta nada se consegue e esta luta vai continuar, qualquer que seja o partido mais votado. Por isso não se me dá quem vai o próximo governo.

10:47 da tarde  
Blogger O Pi@d@s said...

Pela primeira vez, não vou poder votar (por estar ausente no estrangeiro). Confesso que sinto um misto de angústia (sou contra a abstenção, apesar de respeitar os que tomam essa opção) e de alívio...

1:18 da manhã  
Blogger O Pi@d@s said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:19 da manhã  
Blogger Pecola said...

É melhor pensar sempre pela positiva.. Não sei se desta vez é possível.. LOL

1:09 da tarde  
Blogger Kitty said...

Eu cá vou castigá-los, sim senhora! ;-)
Só não concordo quando dizes que não votar também é uma opção - se realmente não concordas com nenhuma solução apresentada deves votar NULO (ou branco, mas o nulo é melhor, if you know what I mean).
A abstenção é sempre encarada como desinteresse e, realmente, quem não vota depois não se poderá queixar. Se queres expressar o teu desagrado e não a tua indiferença deves votar sempre.

1:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já imaginaram se todos os nossos pensamentos convergissem num sentido de voto único?...

8:19 da tarde  
Blogger hamy-pros-friends said...

eu sempre votei, quer dizer antes do 25 não me apetecia.

12:02 da manhã  
Blogger 慢慢來 said...

南投市徵信社公會
南投縣徵信社公會
雲林徵信社公會
雲林市徵信社公會
雲林縣徵信社公會
嘉義徵信社公會
嘉義市徵信社公會
嘉義縣徵信社公會
台南徵信社公會
台南市徵信社公會
台南縣徵信社公會
高雄徵信社公會
高雄市徵信社公會
高雄縣徵信社公會
屏東徵信社公會
屏東市徵信社公會
屏東縣徵信社公會
宜蘭徵信社公會
宜蘭市徵信社公會
宜蘭縣徵信社公會
花蓮徵信社公會
花蓮市徵信社公會
花蓮縣徵信社公會
台東徵信社公會
台東市徵信社公會
台東縣徵信社公會





7:21 da manhã  
Blogger 慢慢來 said...

澎湖徵信社公會
澎湖縣徵信社公會
金門徵信社公會
金門縣徵信社公會
馬祖徵信社公會
馬祖縣徵信社公會
香港徵信社公會
大陸徵信社公會
美國徵信社公會
尋人
尋人網
尋人查址
尋人啟事
尋人方法
尋人起源
尋人免費咨詢
尋人高手
尋人網站
尋人工具
離婚協議書範本
離婚協議書下載
離婚手續
離婚免費咨詢網
離婚協議書
離婚要件
離婚證人
徵信社收費
徵信社推薦
徵信社尋人
徵信社申訴管道
徵信社工作
徵信社公會

7:22 da manhã  
Blogger 慢慢來 said...

晚情徵信協會全國網
大愛徵信社
三立徵信社
離婚|離婚證人有限公司
離婚|離婚證人-高雄徵信同業工會
離婚|婚姻挽回專區
一品蒐證尋人器材網
全國女子徵信社
晚晴徵信
八大徵信社
離婚│華納徵信社
徵信社品質保障關懷協會
晚晴徵信協會全國網
溫馨法律諮詢
劈腿大剖析
全國優良婚姻挽回
法律諮詢|免費諮詢華陀
亞洲徵信總部
感情挽回全國徵信
鴻海徵信尋人免費諮詢法律諮詢
大陸抓姦二奶-法律諮詢社
三立徵信有限公司
大愛徵信社
離婚|離婚證人非凡有限公司
女人國際徵信社
中區嚴選聯合徵信網
女人國際徵信
大愛徵信有限公司-台中
婦幼徵信有限公司
女子偵探徵信團隊
離婚|外遇觀測站
法律諮詢|免費諮詢網
外遇抓猴徵信偵探社
離婚-感情挽回Q&A諮詢網
新浪私家偵探社
離婚|女人徵信社
離婚|女人私家偵探社
婚姻挽回│國際聯盟社
法律諮詢所
外遇抓姦|女人國際徵信
女子徵信社
外遇|抓姦-女子偵探全國入口網
全國優良女人徵信社

7:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home