Desmistificando a Máquina Estatal - As Repartições de Finanças
Muito se fala em Portugal sobre as Repartições de Finanças. Uns perguntam o que são, outros, o cidadão anónimo, faz veicular a informação de que são antros de malandragem e que, reduzindo para metade o numero de funcionários por Repartição chegar-se-ia à conclusão que o efeito seria rigorosamente o mesmo. Haverá algum fundo de verdade nesta teoria ou será apenas fruto da “má-língua” de um cidadão que nem tem coragem para se identificar?
Como se desenrascam os franceses num país três vezes maior com três vezes menos funcionários públicos? Então e a loira da repartição Nº 3, aceitará sair comigo? O facto de ter comido as rosas brancas que lhe enviei significa alguma coisa?
Seja como for, é inegável que às vezes são precisas 3 pessoas para despacharem uma simples folha de papel; uma para atender, uma para assinar e outra para carimbar. (Podem ser 4 ser o carimbo for muito grande).
A meu ver, um dos principais obstáculos à materialização das nossas necessidades é a ausência de um Superior responsável. Já experimentaram exigir falar com o Gerente? Pois bem, raramente está e teremos de voltar noutro dia ou então, somos direccionados para um Chefe adjunto que nos ouve com muita atenção e nos informa que lamentavelmente não tem poderes de decisão e terá que consultar o seu Superior imediato que, infelizmente não está! Bem, passa-se o mesmo em todos os gabinetes públicos, razão pela qual, os Governos dos senhores Santana e Sócrates não olharam a despesas em nomeações de responsáveis administrativos. Contudo, ainda não são suficientes.
Outra situação que mexe com o nosso sistema nervoso acontece quando o Oficial que nos atende retira os óculos antes de se debruçar sobre o documento que lhe entregamos. Se precisa de lentes para ver, porque razão as tira? Tenho um amigo que, ao deslocar-se à Repartição da sua área, enganou-se e entregou ao balcão um boletim do Totobola. Quatro horas depois saiu com o talão de jogo preenchido, carimbado e assinado pelo Sub-chefe. Repetiu a acção durante dois anos mas não conseguiu mais do que um 12, facto que lhe valeu apenas uns trocados nos bolsos.
É certo que muitas das pessoas que nos atendem fazem-no com um sorriso nos lábios e são simpáticas. No entanto, poderemos confiar em alguém chamado Hermengardo? (...)
Na minha opinião nem todos funcionários públicos das repartições de Finanças são péssimos e maus profissionais, de forma alguma. Calculo que pelo menos 1% sejam trabalhadores briosos e levem o seu trabalho a sério.
Como se desenrascam os franceses num país três vezes maior com três vezes menos funcionários públicos? Então e a loira da repartição Nº 3, aceitará sair comigo? O facto de ter comido as rosas brancas que lhe enviei significa alguma coisa?
Seja como for, é inegável que às vezes são precisas 3 pessoas para despacharem uma simples folha de papel; uma para atender, uma para assinar e outra para carimbar. (Podem ser 4 ser o carimbo for muito grande).
A meu ver, um dos principais obstáculos à materialização das nossas necessidades é a ausência de um Superior responsável. Já experimentaram exigir falar com o Gerente? Pois bem, raramente está e teremos de voltar noutro dia ou então, somos direccionados para um Chefe adjunto que nos ouve com muita atenção e nos informa que lamentavelmente não tem poderes de decisão e terá que consultar o seu Superior imediato que, infelizmente não está! Bem, passa-se o mesmo em todos os gabinetes públicos, razão pela qual, os Governos dos senhores Santana e Sócrates não olharam a despesas em nomeações de responsáveis administrativos. Contudo, ainda não são suficientes.
Outra situação que mexe com o nosso sistema nervoso acontece quando o Oficial que nos atende retira os óculos antes de se debruçar sobre o documento que lhe entregamos. Se precisa de lentes para ver, porque razão as tira? Tenho um amigo que, ao deslocar-se à Repartição da sua área, enganou-se e entregou ao balcão um boletim do Totobola. Quatro horas depois saiu com o talão de jogo preenchido, carimbado e assinado pelo Sub-chefe. Repetiu a acção durante dois anos mas não conseguiu mais do que um 12, facto que lhe valeu apenas uns trocados nos bolsos.
É certo que muitas das pessoas que nos atendem fazem-no com um sorriso nos lábios e são simpáticas. No entanto, poderemos confiar em alguém chamado Hermengardo? (...)
Na minha opinião nem todos funcionários públicos das repartições de Finanças são péssimos e maus profissionais, de forma alguma. Calculo que pelo menos 1% sejam trabalhadores briosos e levem o seu trabalho a sério.
10 Comments:
eheheh e desses 1% quase que aposto que nao é em nenhuma grande cidade
em relaçao a loira aquilo deve ser mesmo de funcionario publico,dao-lhe presentes e eles logo engolem as provas ehehehe
Viste o Hermengardo?? Ó pá... ao tempo que eu não o via!
Depois de ler o teu post só me apetece dizer: Cabrões do Submarino Amarelo...
Numenesse
Paciência, fomos infelizes e temos um ataque macio. Desde o início assumi que a nossa luta era pela Taça UEFA (3º lugar) :P
MFC, O Hermengardo agora usa óculos :-)))
Bem... eu desta vez vou "bater-te"!!
Porque os "desgraçados" dos funcionários públicos, são o bode expiatório de todas as frustrações!!
Eu ponho o caso nestes termos:
- Já entraste num Banco (e na CGD nem tentes), na hora de ponta?
Com pressa para descontar um cheque ou fazer um depósito apressado?
No Millenium BCP, mandam-te logo para a máquina! Tanto depositar, como levantar!
Na CGD, estão 4 ou 5 funcionários de volta da impressora ou do Faxe e o balcão cheio e o relógio a chegar às 15 horas e eles a olhar para o relógio!
O vagar deles, dá-me conta dos nervos! Até falo baixinho: que lesmas! Eu já tinha atendido 3 ou 4 pessoas, digo para mim própria!!
E, aqui onde temos o nosso dinheiro guardado, se reclamamos que a MB nos "comeu" o cartão, fazem cara de parvos, sorriso imbecil e dizem-nos, tem que esperar não sei quantos dias por um novo cartão. Pois o mesmo foi danificado pela máquina. E quem paga? Ah pois, é o cliente!! Isto sempre com aquele sorriso que me faz mal aos nervos!
E, nas companhias de seguro? Onde nós pagamos dentro dos prazos todos os seguros, porque senão os cancelam, já tentaste accionar uma fatalidade que te tenha acontecido e que tivesse cobertura?
Pois... há 3 meses que tento que eles resolvam um assunto (pequeno) aqui em casa! Telefonemas constantes, horas ao telefone e nada...
Sabem qual é a tabela salarial desses senhores?
Sabem a assistência médica que têm?
Comparem-na com a dos funcionários públicos!!
Já é tempo de respeitarmos as profissões de cada um e aquilo que se lhes exige!
Há bons e maus funcionários públicos, como há bancários, dos seguros, e toda uma classe social que trabalha por conta de outrém...
Tenho dito!!
Desculpa o meu comentário. Mas já ando farta de ver sempre bater no mesmo "ceguinho"!!!
Abraço ;)
Uau! Isso é que foi uma autêntica porrada!
M.M. conheço bem o Millennium - Fechei lá as minhas contas! A C.G.D. é um banco estatal e lá chegarei a seu devido tempo.
Há bons funcionários em todas as profissões e nem sempre me podes levar à letra. Sou meio-maluco, ok? :-)
BJS!!!
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Bom...neste caso meu querido Francis, também vou aproveitar para "bater".
Que é lá isso????
... sei que a percepção que se tem é a dos rostos que nos atendem, os quais, por vezes, de facto, são decepcionantes.
Mas, daí a "condenar" na pira todos os funcionários Públicos???
... Que é lá isso?
Como se assegurariam as funções vitais do estado sem aqueles que estão dias e dias e noites (sim!) disponíveis para mais uma acção, para mais um planeamento, para mais uma estratégia???
E, já agora, porra para o Estado, mas como sobreviveriam a porra das nossas Empresas, que são quase todas subsidiadas pelo Estado, sem Estado???
Hummmmm.........
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