domingo, agosto 07, 2005

FOTOTERRORISMO

WORLD PRESS PHOTO 05 em Portimão. Fotografias do assalto à escola de Beslan. Na legendagem pode ler-se: “… Militares Tchetchenos tomaram de assalto uma escola”. Surrealismo? O trágico das fotos contrasta com o cómico da intervenção escrita. Se este episódio de horror tivesse acontecido nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha ou noutro país “do lado de cá” chamar-se-iam criminosos e terroristas aos indivíduos que perpetraram tal acto. No entanto foi em… Beslan? Sim, em Beslan não há terroristas, mas sim militares.
Sejamos crescidinhos e não brinquemos com as palavras quando estão em jogo vidas humanas. Por muito que o autor do texto simpatize com os rebeldes Tchetchenos, ou antipatize com os Russos, não existe causa NENHUMA que justifique uma matança indiscriminada de crianças! Ao mesmo tempo ofende toda uma Classe Militar, aqueles que o são e aqueles que o foram porque o que se passou naquela escola não foi um acto militar. Foi um acto… TERRORISTA!
Ou estarei enganado?

7 Comments:

Blogger armando s. sousa said...

Lógicamente não estás enganado.
Não sei qual das fotografias é, mas deveria ter uma legenda mais ou menos assim"Os terroristas tchetchenos fazem 1300 reféns, na esmagadora maioria crianças. O assalto das tropas russas é a resposta aos terroristas.Um rasto de sangue e de morte é o epílogo."
Aquele abraço

7:09 da tarde  
Blogger Português desiludido said...

Excelente exposição! Do melhor!
Pedro

9:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente!
M

1:33 da tarde  
Blogger Diogo said...

Quem são os "militares" tchetchenos? Quem os treina, quem os financia, quem os arma? Com que motivos?

Na Tchetcénia há petróleo e há oleodutos. Se se observar atentamente os mapas da região, compreende-se melhor as chacinas que lá são levadas a cabo.

6:02 da tarde  
Blogger O Pi@d@s said...

Pois é amigo Francis, o comentário do Sofocleto não diz tudo, mas diz muito!
Terroristas são os que não "interessam"...

11:32 da tarde  
Blogger Biranta said...

Pois é! Parece que o que falta aqui é mesmo dizer que o episódio da escola de Beslan foi um duplo acto terrorista, como vários por esse mundo fora. Concordo com Sofocleto e quero sublinhar que, também na Russia, se usa o estratagema de o próprio governo praticar actos de terrorismo, para os usar como forma de manipulação da opinião pública. Até cá também se faz isso... mas é mais fácil vê-lo quando é na "casa dos outros".
É no que dá entregar-se o governo dos países a facínoras, ex agentes secretos...
Tudo isto se resolveria com um popuco mais de exigência e de rigor na responsabilização de quem tem os cargos e as funções e não as exerce com eficiência, é incompetente, reivindicando esse direito, como forma de desculpar o uso das funções para cometer os mais abomináveis crimes. Quando se atingir esse nível de exigência, acabam-se estes actos de terrorismo, porque deixa de haver espaço para as "desculpas" em que se baseiam.
Quem tem como missão combater o terrorismo e não é eficiente nisso, deve ser afastado e punido severamente... até porque estes são, desde há muito, os principais e únicos suspeitos destas atrocidades.

12:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Pamela anderson 2bgratis 2bfotos Virtual toon porn Gto find reports about quitting smoking

3:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home