quinta-feira, novembro 02, 2006

Antropologia Cultural

Durante os meus oitavo ou nono anos, frequentei na Secundária a Disciplina de Antropologia Cultural. Esta era então a cadeira responsável por ensinar aos educandos de que não existem povos melhores nem piores, que a cor da pele, a fisionomia ou os hábitos não poderiam ser avaliados segundo escalas métricas de eficiência intelectual.
Gostei muito da Disciplina de Antropologia Cultural.
Agora sei que os Ministros do Governo Finlandês (país rico) se deslocam para o trabalho nos transportes públicos. Em Portugal, os nossos Ministros têm cada qual à disposição um veiculo BMW, AUDI ou MERCEDES, topo de gama que ronda os 75 mil euros, com motorista particular incluído no pacote e que recebem, ainda assim, subsídio dos Transportes que não usam.
O novo Primeiro-Ministro no Japão, para fazer face à crise (Crise? Vê-se que nunca esteve em Portugal) já anunciou que vai baixar o seu ordenado e dos seus colaboradores. Em Portugal os nossos Ministros tem elevados ordenados e reformas que recebam em simultâneo e que, das quais não podem prescindir.
Enfim, outros países outras culturas.
A isto chama-se Antropologia Cultural.
Aviso importante: O Barão de Tróia tem um amigo hospitalizado que precisa urgentemente de sangue B Negativo. Este tipo de sangue é muito raro, pelo que se pede a quem o tiver ou conhecer alguém que o tenha o favor de contacta-lo directamente no Site. Obrigado.

18 Comments:

Blogger APC said...

Olha, fui linkada!... E não me doeu nadika! :-)
O menino põe-se a agradecer no meu blog o elogio que lhe fiz aqui, e depois deixa-me a inventar desculpas por não o fazer com o resto da maralha; pois-pois...
Antropologia Cultural... Magnífica disciplina, que tive por duas vezes no ensino superior; em ambas foi excepcional e com docentes de topo! Antropologia Filosófica também foi adorável, mas uma onda completamente à parte.
O tema foi muito bem apanhado, sim senhor! A foto em questão, e respectiva cobertura crítica, encontrara-a já num blog amigo, o Glosa Crua, coisa perdida algures no tempo.
Tenho um familiar com o tipo de sangue que o amigo do Barão precisa, mas infelizmente, e depois de 25 anos como dador, não pode cedê-lo, em virtude da medicação pós-enfarte a que está obrigado. Fico a torcer muito!!!
Um abraço! :-)

7:24 da tarde  
Blogger mfc said...

Desconheço quem possa ajudar no caso do sangue, mas sei que no outro caso, o das benesses da classe política, ajudaria muito se houvesse um pouco de vergonha!

7:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é... às vezes ser português é mais ou menos o contrário de ser consciente. E o nível de "conciência" aumenta proporcionalmente à conta bancária...

9:58 da tarde  
Blogger ROADRUNNER said...

Parece que por cá esta disciplina da Antropologia Cultural não tem muitos adeptos...
Saudações!

11:08 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Há que tempos que me não lembrava da disciplina de antropologia cultural. Mas tu és muito precoce menino! Eu lembro-me de ter tido a dita já no 10.º ano e era uma cadeira de opção. Lembro-me também de que o livro adoptado era o "Paradigma Perdido" de Edgar Morin.

Ah é verdade: não digas mal dos nossos ministros, olha que ainda te ouvem...

:)))

Beijoooo

11:56 da tarde  
Blogger APC said...

Mas vamos lá ver um pormenor importante (neste caso, um pormaior): assim como o seu digníssimo blog não se chama Francis, o meu também não se chama APC, viu? ;-)

PS - E, realmente, Antropologia Cultutal no secundário parece-me coisa algo recente, bem vistas as coisas. Queres lá ver que és mais chavalinho do que eu pensava, e vais ter que me indemnizar por danos morais?...

3:28 da manhã  
Blogger Francis said...

Só as mulheres para me fazerem puxar pela língua a estas horas da manhã!!!
M, depende os cursos. No meu, sei que foi no ano 8 ou 9. E não era Disciplina de opção. Quanto ao livro: "Introdução à Antropologia cultural", de Augusto Mesquitela Lima e Qualquer Coisa Benitez.~

APC, Olha que a discíplina não é assim tão recente! Já havia nos anos 80! He, he! Não devemos ter uma idade tão diferente.
Quanto ao nome, vou muda-lo logo que tiver oportunidade.

Beijos e abraços, abraços e beijos per tutti!!!

... mulheres! Dar à língua a estas horas!

8:56 da manhã  
Blogger eu mesma! said...

O senhor engenheiro devia seguir o seu homologo do Japão em vez de andar a congeminar como nos sacar mais dinheiro... sempre era uma ajudita aqui ao povo!

Também gostei de ver o carrito da Brigada de Transito... assim lá vão os GNR apanhando um solinho e entretendo-se um com o outro até apanharem alguém com maior velocidade. A propósito no meu ablog tem a nova localização dos radares em Lisboa.

Bom fim de semana

10:45 da manhã  
Blogger Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

Francis, tenho o tipo de sangue do pedido. Deixei lá mensagem.

E gostei da tua lição de "antropologia cultural" :)

1:45 da tarde  
Blogger Francis said...

Divas, muitos parabéns, rapariga. Já sabia que eras uma rapariga especial.
Muito obrigado :-)

1:54 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

eu cá não tive essa disciplina e sou (quase) filha de 1974 (4 anitos por essa altura). E nem preciso que me ensinem isso. Mas para além do Governo, ainda há os directores dos departamentos (700 ou 7000? troco estes números em barda...) e muitos subdirctores têm também apesar de a lei não permitir. E ainda os senhores dos grupos criados pelo governo têm directo e não sei em quantos carros e motoristas já vamos. (e direito a pagar a esta gente toda mais aos directores de serviço o telefone de casa e o telemóvel...)

ora... isto dá quanto? perdi-me...

agora quando vou ao estrangeiro calo-me, não falo e se falar falo num idioma qualquer que nem o protocolo do quioto respeitamos...

4:44 da tarde  
Blogger dakidali said...

Lindo e verdadeiro como sempre.
Sobre o tipo de sangue infelizmente não é o meu mas também como já estou "fora de prazo" já não posso dar sangue.
Beijinhos

7:33 da tarde  
Blogger J.P. said...

Infelizmente o meu sangue é B+, ainda tive dúvidas se seria positivo ou negativo mas infelizmente é mesmo +.
Um abraço

12:01 da manhã  
Blogger desculpeqqc said...

Eu cá chamo antes outra coisa, ou melhor, chamo-lhes uma data de nomes feios.

12:19 da manhã  
Blogger APC said...

Secundário nos anos 80!, pronto, tá tudo dito! Pois, pois é!...
(!)
PS - hoje num cumberso mais; vou reflectir na lição de antropologia bloguística que acabei de levar! ;-)

3:34 da manhã  
Blogger Rafeiro Perfumado said...

Deixa lá, mas nós somos felizes... PAHHHHH! AHAHAHAHAHAHAH!

11:05 da manhã  
Blogger happiness...moreorless said...

Novamente um texto BRUTAL =)
adoro a forma como escreves e criticas a sociedade!
Keep doing it!

^^
um beijinho

9:53 da tarde  
Blogger Casemiro dos Plásticos said...

ajuda se tivesse esse tipo :S

texto mt bom
abraço lol

3:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home