sábado, novembro 11, 2006

Grandes crimes nacionais envoltos em mistério 1

A tragédia deu-se em 1968. A perna da cadeira que aparava as nádegas do professor oliveirinha ter-se-à partido acidentalmente forçando o pequeno ditador a tão valente quanto inesperada chifrada no soalho. Inicialmente pensou-se na hipótese de um acidente, mas vozes próximas do chefe do governo levantaram a clarividente suspeita: Como é que uma perna de Mogno se parte assim sem mais nem menos? Américo Tomás exigiu a presença de dois investigadores especializados em madeiras vindo directamente dos armazéns de Paços de Ferreira, mas os resultados obtidos não foram os esperados e os dois investigadores nunca mais foram vistos, embora tenham assinado a autorização de doação dos órgãos internos. Não satisfeito, o Presidente da Republica, segundo na hierarquia nacional, pediu mais dois investigadores que vieram de Itália, da Divani & Divani. Os resultados voltaram a ser inconclusivos e Tomás, irritado, mandou-os de volta sem lhes pagar as viagens ou o subsídio de refeição. Salazar nunca recuperou da queda; ficou xexé e faleceu em 1970. Para ser enterrado tiveram que tirar a perna da cadeira que se encontrava cravada no coração. Crime ou acidente, o certo é que apesar do sucesso que lhe é reconhecido, nunca o mobiliário de Paços de Ferreira fez tanto pelo país.
Quando ouviu um enorme estrondo naquela noite fria de 1980, Alberto Pepino, morador em Camarate, voltou-se para a esposa que já dormia profundamente e terá dito: “Olha, para isto, a esta hora da noite é que o vizinho decide assar as castanhas!”. Contudo, Pepino estava longe de imaginar que a verdade era bastante mais trágica e aborrecida. Um Cessna, que transportava o Primeiro-Ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro despenhara-se no quintal de sua casa matando-lhe todas as galinhas. Seguiram-se 20 anos de inconclusivas avaliações de peritos em aeronáutica. O maior entrave às investigações foi a ausência das duas caixas negras do aparelho que desapareceram misteriosamente aparecendo no seu lugar dois enormes sacos azuis. Entre os destroços, apenas foi recuperada em condições uma cassete áudio onde se ouvia a voz do co-piloto dizendo: “Olha um despertador, e traz uns charutos cubanos agarrados, mas está 5 minutos atrasado. Vou acerta-lo...”
Este caso permanece um mistério até aos dias de hoje e ninguém do Governo reembolsou as galinhas que Alberto Pepino perdeu:
“Já casei a minha filha e tive que matar o galo!”.

20 Comments:

Blogger mfc said...

Naaa... meu caro Francis!
A cadeira não era de mogno. Era de carvalho... e toda a gente sabe como o car8v)alho com a idade vai perdendo consistência!
Eis, meu Amigo, a verdadeira razão de tão infausto acidente!

PS - Hoje tal não aconteceria, pois que existem próteses adequadas...

10:25 da tarde  
Blogger Rafeiro Perfumado said...

Segundo as mais recentes teorias, o que lixou a investigação foi haver penas por todo o lado...

11:24 da tarde  
Blogger desculpeqqc said...

Caro Francis... se continuas assim ainda te chamam para fazeres o argumento da nova série do CSI.

11:36 da tarde  
Blogger inominável said...

posso ser a tua ajudante na série CSI, como sugerido? é que são sempre tão giras e andam sempre coladas ao investigador principal... LOL

adorei o guião... mas desconhecia que a cadeira era de carvalho... quando já estava para mandar postas de pescada para o ar, a sugerir que podia ser bétula ou tília, nogueira quiçás, eis que alguém me destrói a argumentação e diz que era de carvalho... de carvalho? mas enfim... rendi-me às evidências e à minha ignorância...

mas era mais giro se a cadeira fosse de outro tipo de madeira, por exemplo, esteticamente... há cores mais giras... dariam um ar menos lugubre ao traseiro do senhor que nela se sentava...

12:33 da tarde  
Blogger papagaio said...

caro amigo o mesmo brio profissional de sempre,abraços e voltarei em breve espero eu.....bem sendo carvalho ou mogno da sempre um soalho flutuante bonito nao?

3:23 da tarde  
Blogger APC said...

Caixas negras, sacos azuis... Tu e tu e tu, com essa criatividade tão fértil! Acho que o meu humor estava um cadito atrasado hoje, mas o teu despertador foi bombástico para o acertar!
[com que então baldaste-te a ler-me, né? Ficam-te muito bem esses sentimentos... Vais virar churrasco, ai vais-vais! :-)
Uma boa semana!

9:07 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Bem, finalmente revelou-se a arma do crime: a perna da cadeira!
O móbil do crime é que ainda fica por esclarecer!
Quanto a camarate, uma coisa é sabida: o piloto escalado não quis fazer o voo, argumentando que o avião não tinha segurança. E parece que não tinha...

Beijos, beijos.

9:25 da tarde  
Blogger Francis said...

Ena, tanta coisa interessante.
MFC, que seja Carvalho, então. Obrigado pelo esclarecimento e... viva o Carvalho!!! :-)
RAFEIRO, pois a história está mal contada. Parece que foram mais, os galinheiros atingidos!
LFM, INOMINÁVEL, CSI, pois então! Não tinha pensado nisso :-)
PAPAGAIO, Benvindo amigão! Os velhos amigos são sempre bem retornados! Um enorme abraço!!!
APC, já te respondi :-)
M, Ò rapariga, o móbil do crime por esclarecer? Deixa ver, talvez por ser um Ditador??? Ai, ai!... Olha que levas!!!
Um beijo prás meninas e um abraço òs gajos :-)))

10:31 da manhã  
Blogger eu mesma! said...

Fabulosa a tua narrativa sobre os acontecimentos de 1968/1970!
Gostei de saber que os investigadores eram o Divani & Divani...
Só não concordo contigo quando dizes que o Tomás cabeçudo os mandou embora irritado por eles não terem descoberto nada. É que eu tenho outra versão dos factos, quem estragou a perna da cadeira foi o próprio Cabeçudo Corta-fitas, porque o velho Botas apesar da idade não quis casar com a "beldade" da filha do Tomás. Vai daí, zás!

11:09 da manhã  
Blogger Teresa Durães said...

ai a culpa foi da perna da cadeira? se calhar no avião foi o mesmo motivo mas não sabem. o piloto bem se queixou do avião! Talvez o assento estivesse em más condições e ele não reparasse no fim da pista!

E no fim as histórias uniam-se!

bom dia!

11:19 da manhã  
Blogger maresia said...

:)

3:53 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

LOLOLOLOLOLOLOLOL, caramba pá ainda me dá um treco de tanto rir, coitado do Pepino e das galinhas. Boa semana.

4:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lolololol...está o máximo!!!

5:58 da tarde  
Blogger Bbel said...

Pois fez muito bem! Afinal de contas, por que só as galinhas são sacrificadas? Há de chegar o tempo em que existirão tortas de galos, pois não?

Deveria editar um Pasquim!

Cheiritos e beijitos!!!

9:57 da tarde  
Blogger Unknown said...

Tantos anos de investigação, e, venho aqui descobrir a verdade! :-))
Só mesmo tu! lol

10:04 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Tu quê?????
Ora, ora...
Eu te digo!!!!

:)))

1:09 da manhã  
Blogger Casemiro dos Plásticos said...

tás aqui tás ali em maimi a fazer o csi e tal
abraço e boa semana

1:20 da manhã  
Blogger APC said...

Um beijo para as meninas e um abraço para os gajos? Fizeste-me lembrar nos casamentos, quando dão uma recordação aos convidados: uma mariquice qualquer de ocasião às senhoras e um charuto - que se frui por um tempo - aos homens. Pois eu hoje venho deixar um abraço mesmo (mas "à gajo" né? Lol) de obrigada pela "resposta". Continuação desse teu poder de exaltação dos humores (os quais, aliás, vinha agora ver se tinhas usado de novo nos entretantos, lol).

4:07 da manhã  
Blogger APC said...

* o qual

4:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Brutal!!
Finalmente a verdade...

6:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home