quarta-feira, novembro 28, 2007

O Poste do Magusto

A notícia deixou meio mundo político petrificado. Na outra metade, uns transformaram-se invisíveis, outros de borracha e alguns em autênticas tochas humanas.
O Ex-Ministro, abana-braços, Paulo Portas, vulgo Palinho das Feiras terá fotocopiado do Ministério da Defesa cerca de 62.000 páginas de documentação Secreta que alega serem cópias dos seus discursos. O Barbiku dá graças por tão proeminente figura só ter estado meio ano naquele gabinete, pois se tivesse cumprido um mandato inteiro, o Arquivo das suas intervenções orais teria que ser enviado para a Órbita terrestre por falta de espaço na Terra. O que é estranho é o facto do Paulo, personagem tão eloquente na língua portuguesa não saber o que querem dizer palavras tão simples como: Secreto, Confidencial, Não mexer, Desaparece, Cai fora, Põe-te a milhas, Faz-te um homem, Isto é a secção das senhoras, Não tocar, inútil, etc.
Como se não bastasse, parece que afinal alguns elementos camaradas de seita, lhe seguiram o exemplo: Telmo Correia, Luís Nobre Guedes e Morais Sarmento. As razões desta atitude de contornos obscuros e conspiratórios estão no segredo dos Deuses. O Telmo, a julgar pela sua acção governativa só pode ter tirado fotocópias de páginas em branco; O Luís dos Pinheiros… não estou a ver… O único cuja atitude é perfeitamente compreensível é o Morais Sarmento; a julgar pelo preço das Mortalhas hoje em dia, todo o papel que se conseguir arranjar para enrolar tabaco é pouco.
Intrigado, liguei para casa do Dr. Paulo Portas pedindo uma entrevista exclusiva ou apenas uma que não desse a mais ninguém. O líder centrista escusou-se de forma educada alegando que tinha de sair para fazer “umas encadernações” e passou-me a sua empregada, a Dona Clotilde.

- Dona Clotilde, a senhora é mulher-a-dias do Dr. Paulo Portas?

- Não sou nada mulher... ai que disparate... Eu sou a empregada da limpeza do menino Palinho. Lavo-lhe a roupa, limpo o pó, dou-lhe banho e como o menino não almoça em casa só lhe preparo a refeição da manhã quando ele se levanta. Sou eu que o monto.

- Monta o quê… o senhor Paulo?!

- Não! Monto o pequeno-almoço ao menino!

- Diga-me como foi a reacção ai em casa quando saiu esta notícia de que o doutor Paulo teria fotocopiado cerca de 62.000 páginas de documentos confidenciais no valor de 3 mil euros.

- Ai, o Palinho até ficou de boca aberta quando viu o que escreveram dele. Tanto que foi preciso o Rei de Espanha lhe ligar para o mandar calar!

- Mas é verdade? A senhora viu os documentos ai em casa?

- Olhe, vi!... Vi mas não é o que dizem por ai! Ainda ontem enrolei a carne que comprei no Intermarché nuns relatórios de submarinos e posso-lhe dizer que aquilo não era assim tão secreto. Mas olhe, foi um negócio que foi por água abaixo!
- Mas porque razão não era secreto?
- Atão! Diz-se que metiam água. Mas estavam à espera do quê? Eles andam debaixo de água, queriam que eles viessem à tona enxutos?!
- Então, e teve acesso a relatórios de contas?

- Olhe, eu muito pouco porque, como deve calcular, nesta casa ninguém me diz nada. Mas é minha opinião e do meu genro, que é contabilista, depois de ver as folhas das OGFE, que a aposta em fechar as Oficinas de fardamento do Exército e comprar as fardas ai por fora, não foi bem pensada; Mas a culpa não é do menino, era a Cinha que lhe metia coisas na cabeça! Onde já se viu, quem vai fazer agora roupa para os soldados? A Fátima Lopes? Ela só sabe fazer bikinis e cuecas de fio dental!

- Então, o Presidente da Republica não lhe disse nada por fotocopiar documentos secretos?

- Ai disse, disse! Ele ligou pr'aqui todo furioso e queria saber se no meio dos papéis estavam umas facturas de mobiliário de sala duma casa lá para Albufeira!

- Mas afinal, ainda não percebi para que precisa o doutor Paulo de tantas folhas...

- Castanhas!

- Como?

- O menino precisava das folhas para enrolar castanhas por causa do Magusto!

- Ah, pois…

- Olhe, não desligue! Vai falar com o Zé Mourinho?

- Huum, não… neste momento, não tenho nada agendado com o…

- Mas olhe, se falar com ele diga-lhe que de desistir daquele 4x5x1. Aquilo já está muito visto e foi por isso que já não ganhava jogo nenhum e foi despedido. Ele que volte ao 4x3x3 que sempre é seguro, precisava é de um bom Ponta-de-Lança, que não seja pastelão como o Cardoso…

13 Comments:

Blogger Fatyly said...

Fabuloso...simplesmente fabuloso:)

Beijocas

5:39 da tarde  
Blogger *Um Momento* said...

Ahahahhahahahah
Estou a partir-me a rir!!!
Eu hoje nem te consigo dizer mais nada:D
Fantástico!
Olha repito-me... mas não consegui parar de rir o texto todo!!!!
O Texto está Máximozissimo!!!!
Parabéns!
Beijo gargalhando!!!
(*)

10:12 da manhã  
Blogger Nanny said...

Nada melhor que falar com a mulher que lhe monta o pequeno almoço :P

LOLOL

Beijocas

12:45 da tarde  
Blogger Casemiro dos Plásticos said...

essa malta do pp é muito estranha...

7:06 da tarde  
Blogger Belzebu said...

Muito escrevia o Paulinho das feiras! Consta que 3/4 do espaço da Torre do Tombo está ocupado só com o diário dele.

Parabéns por este teu trabalho de investigação. Não há nada como ir directamente às fontes e esta Dona Clotilde é preciosa, para nos esclarecer.

Aquele abraço infernal!

12:42 da tarde  
Blogger C Valente said...

á comentei no meu blog esta vergonha, e faço destas tambem minhas se for autorizado
Bom fim de semana, saudações amigas

8:17 da tarde  
Blogger happiness...moreorless said...

Excedeu as expectativas este teu texto! o diálogo bate tudo LOL


muito bom mesmo!
****

10:46 da tarde  
Blogger mixtu said...

em albufeira, mais concretamente em montechoro, rua sá carneiro, o nº não me recordo, yayaya

o paulinho, mas esse gajo ainda existe?

já o mourinho anda a bater em miúdos... um interprete de inglês.. mas tem jeito para a cousa...

abraço gargalhado

11:02 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

rsss...

humor com classe ... poucos os conseguem ... só mesmo quem tem classe ...

_______________

porque julgo que será um assunto que te interessa:

Petição em Prol das Crianças Vítimas de Abusos Sexuais

vê no meu Blog pfvr

bjs e bom domingo

12:16 da tarde  
Blogger Carla said...

é só rir...
beijos e boa semana

10:01 da tarde  
Blogger *Um Momento* said...

Óh eu aqui...
Ainda pense em ligar mas...
Preferi dar-te aqui uma beijoca e desejar-te uma linda noite
( ainda me saia o Portas do outro lado:D)
Beijo sorridente com o desejo de uma noite linda:))))
(*)

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

chicote de fogo hehehehe :p tomaaa

10:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sonhei comigo
esta noite
Vi-me ao comprido
Deitada
Tinha estrelas
nos cabelos
em meus olhos
madrugadas
Sonhei comigo
esta noite
como queria
ser sonhada
Senti o calor da mão
percorrendo uma guitarra
De longe vinha um gemido
uma voz desabalada
Havia um campo
de trigo
um sol forte
me abrasava.
E acordei
meio sonhando
procurando
me encontrar
Quando me vi
ao espelho
era teu
o meu olhar.

Kiss
Boa semana
http://intimomisterio.blogs.sapo.pt

10:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home