sábado, abril 28, 2007

CULTURA BARBIKU

O nível cultural do país está uma desgraça! Estamos tão mal que temos um Primeiro-Ministro estagiário duma Bomba de Gasolina da Repsol. Está bem, dar à bomba também faz falta, mas mesmo assim, exige-se mais para a importância vital do cargo que ocupa. E mesmo reconhecendo que graças ao êxito sua acção a tendência crescente do défice estagnou – Caramba, o aumento galopante da carga fiscal. Que génio se lembraria duma coisa destas? – espera-se mais dum PM duma Nação com os pergaminhos da nossa (Para quem não sabe, metade dos pergaminhos do país estão na Torre do Tombo, a outra metade também estava lá, mas foi, entretanto, comida pelas traças). O Barbiku, numa iniciativa inédita em Portugal, dá o murro da mesa. Depois põe uma ligadura na mão e decide colocar em Site alguma da arte contemporânea nacional menos divulgada para, desta forma, atenuar o vazio que grassa as vossas mentes (não a minha, felizmente).
Pintura
De Francis, um artista ainda desconhecido, surge-nos esta visão Abstracto-realista do Primeiro-Ministro, José Sócrates. Realce para o pormenor do cabelo, alvoraçado e desalinhado que reflecte a sua revolta perante uma estrutura social mecanizada e a perda da perso
nalidade individual em detrimento dum Ser único, tão nefastamente proeminente em Hegel. Outra chamada de atenção para as dimensões do nariz; consideravelmente… menores que o verdadeiro. Ao encurtar o nariz do PM para metade do tamanho real, o autor chama a atenção para a impotência do ser humano perante o Todo que nos rodeia. Já anteriormente tentada quando desenhara uns saltos altos com 20 centímetros da altura para Durão Barroso aquando da cimeira dos Açores. O acto teve um sucesso relativo uma vez que o então Primeiro-Ministro acabou fugindo com os sapatos para Bruxelas e não os devolveu.
A pintura está à venda por 1000 Euros, podendo os interessados na obra contactar o gestor deste Site. - Os primeiros contactos receberão totalmente grátis uma patinha de coelho envernizada.
Cinematografia
Um olhar sobre o melhor cinema que se faz em Portugal. Uma Produção de C. Figueiredo e dos estúdios MMCR, traz-nos a não tão longa metragem “Criadas para todo o serviço”. A realização deste olhar critico à sociedade portuguesa que valeu o Pinguim de Bronze no Festival de Cinema de Vladivostok, está a cargo de Mitch e Puto M. Se dúvidas houvessem sobre a qualidade da obra, então os nomes de actores como Gata, Leon, Paulo, Pierre, entre outros que se abrem de corpo e alma ao publico deveria ser mais que suficiente para convencer o espectador que vale a pena ir ao cinema.
O filme começa com um cenário sexual dantesco tendo como auxílio musical o som de uma obra de construção civil. Os quatro homens que assediam a moça ter-se-ão aparentemente baldado ao trabalho e refugiado numa das divisões da casa onde encontraram uma rapariga que gosta de passear em lingerie pelo meio de Operarios sedentos de sangue. A meio da festa, o espectador apercebe-se que por aquele ritmo, a casa jamais será acabada a tempo e horas, sendo esta uma critica feroz ao estado da Construção civil em Portugal; Muita balda por parte dos empreiteiros sobretudo se cobrarem à hora.
Um dos momentos chave do filme dá-se quando o Carpinteiro ou o Canalizador (é dificil distingui-los sem roupa) pergunta à rapariga: “Gostas de ser empregada da limpeza, não gostas?” quanto a mim, numa clara alusão à Universidade Independente. No entanto, o cenário pode suscitar várias interpretações; Marcelo Rebelo de Sousa diz que se trata duma alusão a Carolina Salgado e a própria Carolina entretanto entrevistada pelo Barbiku, afirma que se trata duma comparação às eleições directas no CDS-PP.
No entanto, o momento marcante na obra é passado na cozinha entre a Prima da primeira rapariga, o montador de cozinhas, o canalizador, o electricista e um gajo que por acaso passava por ali amolando tesouras, onde se vê como pano de fundo um martelo em pé sobre a bancada da mesma. É um marco único na história do cinema nacional e apesar de permitir também múltiplas aproximações, o certo é fica na retina e tão cedo não nos esquecemos dele. Nota final: Quem ler este artigo poderá ser induzido no erro de pensar que assisti aos Sessenta e três minutos e cinquenta e dois segundos do filme. Nada mais errado. Quem o viu foi um Primo em segundo grau, que me contou sendo esta análise baseada no seu relato fidedigno.
Numa próxima edição abordaremos os novos nomes da Literatura e Contra-literatura em Portugal e se lugares tão díspares como Lanzarote ou uma casa de Alterne poderão influenciar o estilo da Prosa ou apenas a forma como se segura a caneta.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

De Francis um artista que vai dar muito que falar. Claro, clarissimo encurtar o nariz:):) só nas próximas eleições se entretanto na ponta nenhum pássaro fizer ninho e encurtá-lo.
Durão Barroso com aquele ar é mesmo de quem anda nos "sapatos" e não devolver? ai que sacana.
Eu ainda percebo alguma coisita de inglês, mas será que o tipo tem os pés doridos já que fala tãooooo bemmm?:):):) e 1000 euros? oh pá se eu os tivesse...deixa!

Quanto à cinematografia - um clássico, da classe corrupta deste país.

Literatura...o povo gosta de cusquice e eu que não gosto nem li Carolina versus Pintos, Valentins e afins também te digo que de Lanzarote li um e não gostei do estilo. Aguardarei pela tua edição:):):)

8:14 da tarde  
Blogger Carla said...

….(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
….(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)
......d88888bd888b.
.....d8888888888888B.
.....888888P`Y8888P.
.....Y888888.....( , \_.
....,_Y88(.................)....*Passo para te ler...
....Y888888b.......__\..
.....“8“888P........(_.... para saber como estás...
.............|.....----“..
...........~;~~\~..... * Para te deixar um beijo
............=......\....
..........(_._).....\.....
...........|=|........\...
....._.../|..|..........\....
..../_\/..|..|..........|.
...,.-“---/_/--------“---.....
...`-.,_________,.--“..
..........|......|.|........
..........|___|.|...
..........|___|.|............ e desejo bom fim de semana!!!!
(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
«`“•.¸.♥ Nadir ♥ ¸.•“´»
(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)

10:43 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

excelente post, penso que este bateu definitivamente o record total dos outros todos!!!! e de certo não vou ver o filme ahahahahahaha

a base de licitação da tela sócrates já começou? não posso perder o leilão de tão boa obra!!!

ehehehehhe

boa tarde!

6:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um artista desconhecido? poxa eu já o conheço quase há dois anos e o "gajo" tem talento

10:42 da tarde  
Blogger APC said...

Bolas, que este post está mesmo uma pérola, rapaz! Amei!!! :-)
...Tudo, tudo, tudo, mas principalmente esta abordagem interpretativa:

"A meio da festa, o espectador apercebe-se que por aquele ritmo, a casa jamais será acabada a tempo e horas, sendo esta uma crítica feroz ao estado da Construção civil em Portugal"

Pois é!... Portugal precisa de críticos artístico-sociais do teu gabarito... Duvido que eu conseguisse retirar da cena tal sentido, admito; o que não me deixa outra hipótese senão aplaudir-te de pé! ;-)

Grande abraço!

3:10 da manhã  
Blogger Francis said...

Merci, merci :-)
Estamos cá para isto. Agriculturar a mente dos portugueses!
Um abraço a todos!

11:49 da manhã  
Blogger Francis said...

... et toi A.P.C. qu'est-ce qui se passe?

11:50 da manhã  
Blogger naoseiquenome usar said...

Bem, já não sei como posso elogiar-te mais - está fantástico, delicioso!!!
Desde o nosso cínico PM pintado com essa mãozinha engessada, ao encadeamento Marcelo, Carolina, PP - divinal!
E os empreiteiros? ui...


Olha, um grande beijo!

6:01 da tarde  
Blogger eu mesma! said...

acabei de regressar e neste teu post adorei a pintura... em especial os lábios...ehehheheh
o nariz ficou para o pequenino...
eehehhe

9:44 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Isto por aqui atingiu o grau mais da eloquência do humor inteligente, parabéns. Gosto memo de aqui chegar e rir até mais não,boa semana.

11:53 da tarde  
Blogger foryou said...

Thinking blogger award:
"(...)aqui estão cinco blogs que gosto e me fazem pensar:
churrascos & comentários são aqui , o meu jornal online, que tem a capacidade de falar a brincar de coisas muito sérias."

com o meu obrigada

7:20 da tarde  
Blogger mixtu said...

excelente...
e excelente o sócrates, tadinho do homem, tb quem o mandou fazer 4 cadeiras num dia e mandar o teste da outra por fax

abrazo monarquico

3:59 da tarde  
Blogger ROADRUNNER said...

Já tinha saudades de passar por cá. Isto da falta de tempo é complicado.
Aproveito para informar que te atribuí um "Thinking Blogger Award". Segundo a lei parece que tens que o pendurar na parede e eleger outros cinco bloggers que te façam pensar. Quanto ao chequezinho também estou à espera do meu...
Saudações e PARABÉNS!

10:40 da tarde  
Blogger Casemiro dos Plásticos said...

isto anda lindo anda
abraço

10:55 da tarde  
Blogger APC said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home