terça-feira, dezembro 04, 2007

"Maria da Conceição? É nome muito grande! Vou-te chamar: Micas!"


A Micas escreveu. Está escrito.
A ex-Empregada do ido professor Oliveirinha Salazar, escreveu o livro das memórias dos tempos vividos na companhia do pequeno ditador. É certo que as trocas de ideias mais profundas entre ambos não foram além da problemática: “Democracia, a última barreira” claramente traduzida na máxima; “Micas, limpa a merda do cão!” no entanto, mais não foi preciso para chegarmos à conclusão que estávamos perante uma figura distinta, inteligente e sensível.
Micas na TVI
Micas, conta à Júlia, que foi o Professor quem a ensinou a varrer o chão. Sim, isso mesmo! Salazar, o homem mais poderoso de Portugal, pegou na vassoura e as suas palavras foram como um raio de luz que iluminou para sempre a sua graça: “Limpas assim, de trás para a frente, da esquerda para a direita”. Esta singela mas reveladora demonstração de sabedoria relativamente a uma arte que à partida não dominava, prova que Salazar, está entre os maiores génios da humanidade. Sim, porque a sua relação era especial e o Chefe de Estado via na sua Criada algo mais do que apenas uma simples vaca parideira destinada a cozinhar e lavar que não precisava de “muita” escola nem votar como os homens. Mas caramba, para quê votar se os resultados eram sempre os mesmos e as suas vitórias esmagadoras desmentindo as calúnias dos Comunistas que diziam que o povo não era feliz. Tudo mentiras! Mais valia ficar em casa a cozinhar e a varrer o chão “de trás para a frente, de trás para a frente”.
Micas na SIC
“Porque razão nunca se casou, o Doutor?” Perguntou certa vez, enchendo-se de coragem. Este nunca lhe… levantou totalmente a ponta do véu. Mas o Barbiku sabe porquê; O Professor passava os dias nos seu gabinete a fazer amor com todo povo português, de forma que, chegava a casa já sem tesão.
“Era uma pessoa muito generosa… e não desperdiçava nada... dava as suas calças rasgadas para eu fazer saias para mim”. Aqui temos que dar a mão à palmatória e reconhecer generosidade ao Professor. Eu também sou generoso e sempre que acabo de comer dou os ossos ao cão. Talvez um dia escrevam um livro sobre mim. O problema é que o raio do cão não há meio de encarrilhar na escrita!
“Ficou escandalizado quando soube que a Micas só comia sopa na Escola” e tratou logo de lhe providenciar um reforço alimentar. A Micas agradeceu. Assim já podia gozar com os outros meninos que não tinham nada para comer.
“Era um homem que sofria muito” – Mas olhe que não era o único! Olhe que não era o único!
“Não se confessava… tinha uma isenção” – Compreendo, compreendo…
Salazar morreu em 1970 sem realizar o seu grande sonho: garantir que cada português tivesse um soldado da GNR à porta de cacete na mão e um agente da PIDE em cada esquina. Caiu da cadeira e partiu os cornos. Abençoada cadeira! Esta sim, deveria ser santificada.

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, decidiu atrasar a Hora oficial do país em Meia-hora. Este é um grave revés na situação sócio-económica do mesmo. A Venezuela que já estava 20 anos atrasada em relação à Europa, vê agora este atraso aumentar para 20 anos e Meia-hora.

A expectativa era grande, mas a desforra esperada ficou adiada, já que a Selecção Portuguesa de Râguebi voltou a perder com a Roménia, desta vez em jogo amigável. Mesmo assim a festa foi grande no final. Aliás, Portugal tem única Selecção na modalidade cujos jogadores e adeptos festejam as derrotas no final de cada partida. Parece que já estou a imaginar; Vai ser muito aborrecido e entediante quando começarem a ganhar jogos!
- O quê? Ganhamos? Ora bolas! Tinha tantas esperanças que pudéssemos festejar no fim.

A questão das 62.000 páginas fotocopiadas por Paulo Portas está a levantar polémica para além do esperado. Um Estudo veio, agora, dizer que estas 6 dezenas de milhar de discursos, colocam o líder Centrista à frente do Ranking nacional de pessoas que mais trabalham com a boca!
A Associação Nacional de Prostitutas e a Congregação Nacional de Tocadores de Flauta de Boca, contestam os resultados e exigem nova contagem de boletins!

23 Comments:

Blogger eu mesma! said...

também vi a Micas na tv, coitada ainda hoje não percebe nada de nada e já tinha idade para perceber! acha que ele fez uma grande coisa em dar-lhe roupa velha e comida, nem sequer estudou mais que a instrução primária, pelo menos isso podia ter-lhe proporcionado, afinal ele era o 1º ministro e ela a afilhada!
Concordo contigo abençoada cadeira, devia é ter sido mais cedo!

5:13 da tarde  
Blogger C Valente said...

á nossa TV dá cada m...., por este andar e vamos assistir ao coitadinho inocente á cadeira malvada que foi encontrada a boiar e devia ser condenada pela maldade que fez ao SR. DR,
Srs jornalistas (até me arrepia tal nome)tenham vergonha, e poucos e verdadeiros JORNALISTAS wque existem exijam outra nome para esta gente
Saudações amigas
PS. Deixei um convite simples

6:52 da tarde  
Blogger Rui Caetano said...

POis é tens razão a nossa televisão é de uma pobreza atroz.

9:19 da tarde  
Blogger mixtu said...

o Homem...
há dias um camarada comunista: "desculpem lá mas no tempo do salazar foi quando o salario era igual entre trabalhadores..."

abrazo europeo

11:07 da tarde  
Blogger Casemiro dos Plásticos said...

a micas deve ter ligações com a carolina salgado, só te digo isto....

11:40 da tarde  
Blogger Francis said...

Mixtu, pois é. Os gajos andou um pouco desorientados.

Um abraço a todos!

12:26 da manhã  
Blogger mixtu said...

põe desorientados,
mas cá entre nós, era eu que fornecia os supositórios aos camaradas, como me tenho "esquecido" de os fornecer...
yayay

abrazo europeo

11:17 da manhã  
Blogger São said...

Só tenho que me congratular por não ter usado saias feitas de calças puídas do Ditador : vejam só se agora me chamassem Micas!! Que horror!!!
A isenção da confissão é a mostra da legitimação que a caridosa e honeta Igreja católica sempre fez de todos os poderes instituídos por mais cruéis que sejam.
Só há uma condição sine qua non: manter-lhe os privilégois!!
Bom texto!!

1:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como vou estar fora na época das festas, venho desejar um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

Aproveito para convidar a visitar a Loja da Sasha Cores em www.sashacores.isgreat.og

Beijinhos

5:06 da tarde  
Blogger Fatyly said...

Também vi a entrevista e acho que a Micas é uma senhora afável, educada e não teve culpa de ter ficado à guarda de Salazar. Tratou-a bem, a senhora foi ou é feliz no seu casamento e hoje com quase oitenta anos e ainda sem ter percebido muito bem o que foi a ditadura, tem carinho por quem lhe deu tudo. Segundo as más línguas e o que corria de porta em porta é que a afilhada era filha dele.

Foi de facto 48 anos de um inferno terrível, mas o que ainda hoje lamento é não ter sido dada em 1961 a independência de Angola.
Os portugueses e sobretudo os mais novos que abram a pestana, que votem, porque a democracia está doente mas não morta!!!!

Quanto ao resto está excelente.

Beijos

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lolololol queira ter visto a Micas...que caragu!!!!ehehehehe

BEijoca na boxexaaa

11:47 da manhã  
Blogger Belzebu said...

Mas porque raio a Micas não lhe deu com a vassoura, não de trás para a frente, nem tão pouco da direita para a esquerda, mas de fora para dentro? Gostei da isenção do Toninho e entendo-a. Que padreco teria pachorra para ouvir as barbaridades do ditador?

Aquele abraço infernal!

3:56 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Olá, olá!
Sempre excelente tu.
... Mas não descontextualizes, a senhora viveu assim uma vida inteira, na convicção de que era assim que estava bem. Não é a ela que devemos criticar.

Gostei foi do comentário ao Portas :)

Beijoooo

7:16 da tarde  
Blogger happiness...moreorless said...

Era um senhor muito generoso...e que o diga a Micas...

ai ai, por este andar não sei onde iremos parar!
eu já ando a ficar preocupada, tenho que ir pensando num tema para também escrever um livro! ficou na moda isso!!

Parabéns pelo teu texto mais uma vez =P =)

*****

12:04 da tarde  
Blogger São said...

Boa semana!

5:59 da tarde  
Blogger Francis said...

Claro, M.
O texto não tem a Micas como alvo principal.
Um beijo :)

Um abraço a todos!

12:40 da manhã  
Blogger mjf said...

Olá :o))
A Micas tem saudades do professor, e muitos mais anormais neste país...
Qualquer dia ainda dizem: volta estás perdoado.
A democracia, como já alguem disse, em comentário anterior, está doente, mas não está morta
Beijos

8:41 da tarde  
Blogger ♥Serena♥ said...

Bemmmm....
Ainda não consegui parar de rir!
Ai Micas micas;o)

***

10:17 da tarde  
Blogger ROADRUNNER said...

Nesse tempo em cada esquina havia uma Micas. Uma irmandade de Micas, baluarte dos mais elementares mandamentos da família e de Deus...
Amén. Que a terra te (lhe) seja pesada.
Saudações!

9:47 da manhã  
Blogger Barão da Tróia II said...

É a puta da loucura esta TV, olha prefiro o teu blogue, boa semana

10:07 da tarde  
Blogger São said...

Bom resto de semana!
Abraço.

11:50 da manhã  
Blogger São said...

Está tudo bem? Espero que sim!
Saudações!

1:46 da tarde  
Blogger maria inês said...

com os desejos de um feliz natal, deixo-te "venho repassar a
CAMPANHA!!!"

´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

já ganhaste a tua, agora vou
ver se ganho a Minha Também. Passa para os teus AMIGOS,
e ganha mais Estrelinhas também.

4:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home