"Maria da Conceição? É nome muito grande! Vou-te chamar: Micas!"
A ex-Empregada do ido professor Oliveirinha Salazar, escreveu o livro das memórias dos tempos vividos na companhia do pequeno ditador. É certo que as trocas de ideias mais profundas entre ambos não foram além da problemática: “Democracia, a última barreira” claramente traduzida na máxima; “Micas, limpa a merda do cão!” no entanto, mais não foi preciso para chegarmos à conclusão que estávamos perante uma figura distinta, inteligente e sensível.
Micas na TVI
Micas, conta à Júlia, que foi o Professor quem a ensinou a varrer o chão. Sim, isso mesmo! Salazar, o homem mais poderoso de Portugal, pegou na vassoura e as suas palavras foram como um raio de luz que iluminou para sempre a sua graça: “Limpas assim, de trás para a frente, da esquerda para a direita”. Esta singela mas reveladora demonstração de sabedoria relativamente a uma arte que à partida não dominava, prova que Salazar, está entre os maiores génios da humanidade. Sim, porque a sua relação era especial e o Chefe de Estado via na sua Criada algo mais do que apenas uma simples vaca parideira destinada a cozinhar e lavar que não precisava de “muita” escola nem votar como os homens. Mas caramba, para quê votar se os resultados eram sempre os mesmos e as suas vitórias esmagadoras desmentindo as calúnias dos Comunistas que diziam que o povo não era feliz. Tudo mentiras! Mais valia ficar em casa a cozinhar e a varrer o chão “de trás para a frente, de trás para a frente”.
Micas na SIC
“Porque razão nunca se casou, o Doutor?” Perguntou certa vez, enchendo-se de coragem. Este nunca lhe… levantou totalmente a ponta do véu. Mas o Barbiku sabe porquê; O Professor passava os dias nos seu gabinete a fazer amor com todo povo português, de forma que, chegava a casa já sem tesão.
“Era uma pessoa muito generosa… e não desperdiçava nada... dava as suas calças rasgadas para eu fazer saias para mim”. Aqui temos que dar a mão à palmatória e reconhecer generosidade ao Professor. Eu também sou generoso e sempre que acabo de comer dou os ossos ao cão. Talvez um dia escrevam um livro sobre mim. O problema é que o raio do cão não há meio de encarrilhar na escrita!
“Ficou escandalizado quando soube que a Micas só comia sopa na Escola” e tratou logo de lhe providenciar um reforço alimentar. A Micas agradeceu. Assim já podia gozar com os outros meninos que não tinham nada para comer.
“Era um homem que sofria muito” – Mas olhe que não era o único! Olhe que não era o único!
“Não se confessava… tinha uma isenção” – Compreendo, compreendo…
Salazar morreu em 1970 sem realizar o seu grande sonho: garantir que cada português tivesse um soldado da GNR à porta de cacete na mão e um agente da PIDE em cada esquina. Caiu da cadeira e partiu os cornos. Abençoada cadeira! Esta sim, deveria ser santificada.
O presidente venezuelano, Hugo Chavez, decidiu atrasar a Hora oficial do país
- O quê? Ganhamos? Ora bolas! Tinha tantas esperanças que pudéssemos festejar no fim.
A Associação Nacional de Prostitutas e a Congregação Nacional de Tocadores de Flauta de Boca, contestam os resultados e exigem nova contagem de boletins!
23 Comments:
também vi a Micas na tv, coitada ainda hoje não percebe nada de nada e já tinha idade para perceber! acha que ele fez uma grande coisa em dar-lhe roupa velha e comida, nem sequer estudou mais que a instrução primária, pelo menos isso podia ter-lhe proporcionado, afinal ele era o 1º ministro e ela a afilhada!
Concordo contigo abençoada cadeira, devia é ter sido mais cedo!
á nossa TV dá cada m...., por este andar e vamos assistir ao coitadinho inocente á cadeira malvada que foi encontrada a boiar e devia ser condenada pela maldade que fez ao SR. DR,
Srs jornalistas (até me arrepia tal nome)tenham vergonha, e poucos e verdadeiros JORNALISTAS wque existem exijam outra nome para esta gente
Saudações amigas
PS. Deixei um convite simples
POis é tens razão a nossa televisão é de uma pobreza atroz.
o Homem...
há dias um camarada comunista: "desculpem lá mas no tempo do salazar foi quando o salario era igual entre trabalhadores..."
abrazo europeo
a micas deve ter ligações com a carolina salgado, só te digo isto....
Mixtu, pois é. Os gajos andou um pouco desorientados.
Um abraço a todos!
põe desorientados,
mas cá entre nós, era eu que fornecia os supositórios aos camaradas, como me tenho "esquecido" de os fornecer...
yayay
abrazo europeo
Só tenho que me congratular por não ter usado saias feitas de calças puídas do Ditador : vejam só se agora me chamassem Micas!! Que horror!!!
A isenção da confissão é a mostra da legitimação que a caridosa e honeta Igreja católica sempre fez de todos os poderes instituídos por mais cruéis que sejam.
Só há uma condição sine qua non: manter-lhe os privilégois!!
Bom texto!!
Como vou estar fora na época das festas, venho desejar um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.
Aproveito para convidar a visitar a Loja da Sasha Cores em www.sashacores.isgreat.og
Beijinhos
Também vi a entrevista e acho que a Micas é uma senhora afável, educada e não teve culpa de ter ficado à guarda de Salazar. Tratou-a bem, a senhora foi ou é feliz no seu casamento e hoje com quase oitenta anos e ainda sem ter percebido muito bem o que foi a ditadura, tem carinho por quem lhe deu tudo. Segundo as más línguas e o que corria de porta em porta é que a afilhada era filha dele.
Foi de facto 48 anos de um inferno terrível, mas o que ainda hoje lamento é não ter sido dada em 1961 a independência de Angola.
Os portugueses e sobretudo os mais novos que abram a pestana, que votem, porque a democracia está doente mas não morta!!!!
Quanto ao resto está excelente.
Beijos
lolololol queira ter visto a Micas...que caragu!!!!ehehehehe
BEijoca na boxexaaa
Mas porque raio a Micas não lhe deu com a vassoura, não de trás para a frente, nem tão pouco da direita para a esquerda, mas de fora para dentro? Gostei da isenção do Toninho e entendo-a. Que padreco teria pachorra para ouvir as barbaridades do ditador?
Aquele abraço infernal!
Olá, olá!
Sempre excelente tu.
... Mas não descontextualizes, a senhora viveu assim uma vida inteira, na convicção de que era assim que estava bem. Não é a ela que devemos criticar.
Gostei foi do comentário ao Portas :)
Beijoooo
Era um senhor muito generoso...e que o diga a Micas...
ai ai, por este andar não sei onde iremos parar!
eu já ando a ficar preocupada, tenho que ir pensando num tema para também escrever um livro! ficou na moda isso!!
Parabéns pelo teu texto mais uma vez =P =)
*****
Boa semana!
Claro, M.
O texto não tem a Micas como alvo principal.
Um beijo :)
Um abraço a todos!
Olá :o))
A Micas tem saudades do professor, e muitos mais anormais neste país...
Qualquer dia ainda dizem: volta estás perdoado.
A democracia, como já alguem disse, em comentário anterior, está doente, mas não está morta
Beijos
Bemmmm....
Ainda não consegui parar de rir!
Ai Micas micas;o)
***
Nesse tempo em cada esquina havia uma Micas. Uma irmandade de Micas, baluarte dos mais elementares mandamentos da família e de Deus...
Amén. Que a terra te (lhe) seja pesada.
Saudações!
É a puta da loucura esta TV, olha prefiro o teu blogue, boa semana
Bom resto de semana!
Abraço.
Está tudo bem? Espero que sim!
Saudações!
com os desejos de um feliz natal, deixo-te "venho repassar a
CAMPANHA!!!"
´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´
já ganhaste a tua, agora vou
ver se ganho a Minha Também. Passa para os teus AMIGOS,
e ganha mais Estrelinhas também.
Enviar um comentário
<< Home