domingo, dezembro 10, 2006

Comentários de broca na boca

Uma ida ao dentista pode transformar-se inadvertidamente num extraordinário meio de aquisição de conhecimentos. Entre a sala de espera e a cadeira do médico para o ataque desmesurado a um molar dissidente; uma pilha de revistas da “Nova Gente” sobre a mesa da sala de espera; uma enxurrada informativa esperando ser colhida, bastando para tal, a nossa ânsia por sabedoria e a ausência de feed-back ao cumprimento feito à entrada a uma audiência de pacientes macambúzios.
O Professor Marcelo Rebelo de Sousa fez as contas e concluiu que se um paciente folhear 32 revistas enquanto espera que lhe escavaquem a boca durante uma reparação dental que demore 2 semanas; terminado esse tempo, terá não só uma boca nova mas também um Bacharelato em Ciências da Comunicação Informativa Cloroformizada; o que é óptimo porque o habilita a puder coçar as partes íntimas com ambas as mãos ao mesmo tempo enquanto faz o pino.
Mergulhemos, então, no Primeiro semestre do Curso o que equivale dizer; Nova Gente de Outubro.
Pagina 8 – “Liliana Aguiar é uma Super-mãe… o cão fugiu e quase lhe estragou a tarde”. – Primeiro que tudo, devo dizer que sempre tive curiosidade em conhecer uma Super-mãe. Já conheci muitas mães mas aparentemente nenhuma Super, pelo menos nenhuma que voasse - embora uma me tenha dado com o ferro de passar a roupa quente na cara. Já estou melhor, obrigado - Aliás nem sabia que havia alguma Super-mulher em Portugal. Questão 2: Para a tarde ser bem passada, teria que ser na companhia do cão? Questão 3: Porque razão o cão fugiu? Terá alguma coisa a ver com a questão Dois? Questão 4: Quem é a Liliana?
Pagina 16 – “Simão Sabrosa afoga as mágoas no japonês” É uma questão pessoal, ele pode afogar o que quiser e com quem quiser e onde quiser! Se calhar é por isto que o japonês tem os olhos em bico!
Pagina 32 – “Paulo Rocha compra casa nova e aparelho para os dentes” – Eh, pá. A casa ainda vá que não vá porque é assunto pessoal. Agora, um aparelho para os dentes é do domínio público e os portugueses têm o direito de saber o que o Paulo mete na boca! Portanto, uma informação au point! Uma pergunta fica, entretanto, no ar: Ele tem casa nova porque recorreu aos pais, foi ao Totta ou o Totta é que lhe foi a ele e daí ter os dentes no estado em que estão?
Pagina 40 – “Elizabeth Taylor de casamento marcado aos 74 anos” – Havia 10 anos que a Betinha não se casava com ninguém. Mas também, com esta idade, já não é fácil arranjar putos de 20 anos e o ex-namorado da Rita Ribeiro continua a monte. É caso para dizer que a Elizabeth vai matar o borrego… que se chama Firooz Zahedi de 57 anos e cuja esperança de vida caiu subitamente para 6 meses a contar a partir de ontem. “Liz não desiste de ser feliz” claro que não. Perseverança acima de tudo.
Pagina 60 – “A namorada de Sócrates fugiu na hora em que este entrou na sala” – Deve ser uma rica peste. Até a namorada o evita. No entanto, é de louvar que num partido repleto de fulanos cor-de-rosa, alguém tenha a coragem de se assumir assim mais… vermelho-escuro, de pêlos no peito!
Pagina 68 – “Alexandra Lencastre vítima da fama” – Não pá, ela é vítima mas dum bando de palhaços que andam de gatas pelos relvados do jardim da sua casa para conseguir tirar-lhe fotografias em fato de banho que por acaso até lhe fica bem. Quando forem mais velhos contam aos vossos filhos que o paizinho ganhava a vida de joelhos perseguindo a Alexandra para a fotografar e cheirar os sapatos. Coitada da rapariga, tinha uma legião de parasitas mentecaptos atrás que não lhe davam descanso!
Pagina 76 – “Luís Esparteiro recupera a forma com personal trainer… É preciso sofrer”. Se sofres é porque és parvo! Porque quem tem dinheiro, contrata um personal trainer para sofrer por ele! Mas é bem feito, que é para me pagares as azias que me dás sempre que te vejo na televisão; a ti, ao Max ou Rex, aos Morangos e à Fodibella! Mas deixa lá, quando quiseres descansar, pegas numa enxadazinha e vais cavar para o campo!

14 Comments:

Blogger Teresa Durães said...

xiiiiiiiiiiiiiiiii

(as coisas que ele lê....)

depois tens de fazer um post a explicar ao povo e às crianças (que fogem do dentista por isso não leram a revista) quem é essa malta e quem se dá ao trabalho de ler essa tralha!
~

(horror horror horror)

:))

boa noite!

12:04 da manhã  
Blogger naoseiquenome usar said...

Fico-me pela Fodibela ... mais não digo:
Beijo grande!

12:33 da manhã  
Blogger APC said...

Sabes que mais? Se ninguém lesse e ninguém comprasse, ninguém escrevia nem vendia essas palhaçadas (não sei porquê, sinto um especial orgulho em ter dito uma coisa brilhante, agora!).
Mas é assim: a televisão desinforma e deforma (educam as massas a coscuvilhar e a acusar o outro, ao invés de a documentar-se, a reflectir, relativizar e empatizar com o semelhante); nos transportes vê-se o que lêem os tugas: as gordas dos desportivos e as dicas da Maria... É bom demais!
Aliás, vou dizer-te porque estou assim: pois não é que dei com um blog no qual alguém pura e simplesmente copy-pastou um pedaço de uma página duvidosa (a única que terá lido sobre o tema, aparentemente pela primeira vez e sem qualquer investigação comparativa - assim, desresponsabilizadamente...), sem sequer identificar a fonte, e depois recebe um comentário nestes moldes: "Fico surpreendido como consegues saber tanto sobre as coisas!". ? ? ?
Credo!!! Was ist das? Tamos a morrer!!! Aliás, tamos mortos, mortinhos de morte matada, no que respeita não só à cultura mas também ao "cadinho de cabeça" que nos poderia fazer desconfiar que as tretas de alguns são apenas tretas... Lixarada, coisa ruím!
Mas não... Se lanças umas patacoadas e não dizes onde as foste buscar, és um génio!... O ganda doutor-da-mula-russa.
E eu fico tão envergonhada (para não dizer pior, para não dizer pior!...).
Enfim!... Já nem sei onde começou o meu desabafo de hoje (ele há dia assim, já se sabe), mas é certo que descamuflou o meu mau feio (seja, ele existe, tá cá! lol).
Por fim, o principal: como sempre, adorei, o post! E as novas da sempre vivaça Elizabeth, e tudo e tudo e tudo. As tuas abordagens são um alívio até para os meus achaques, eheheheh! :-)
E, realmente, quem raio é a Liliana?
E o dente... Tá melhor?

Amigavelmente, um abraço! :-)

3:50 da manhã  
Blogger Francis said...

Teresa, M, APC, o povo tem o que merece... e este é uma mula de pála nos olhos. Sei que nenhuma de vós comprará o livro da Carolina, no entanto, ele já esgotou. O povinho quer é folclore, telenovelas e peixeirada!!!
Kiss, Kiss, Kiss (um para cada! :-)

7:05 da tarde  
Blogger Fatyly said...

Dos que falas no post só sei quem é Alexandra Lencastre e o Esparteiro, por serem bons actores!
Esse folclore escrito sempre existiu e existe até em povos muito mais evoluídos que o nosso "povinho".
Agora o "folclore do povinho" que comanda o futebol (que não vejo) e de quase todos os que estão nos comandos deste país...para mim é muito mais assustador e preocupante!
Jamais compraria um livro do género de Carolina!

Beijos

8:40 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

(um aparte, Francis: O livro da Carolina,eventualmente mesmo sem nenhum estilo literário, é de leitura obrigatória para o9s nossos "homens" do MP e polícias...)

11:37 da tarde  
Blogger mfc said...

O Simãozinho com os olhos em bico??!!
Antes casasse com a Lizz Taylor!!!

12:30 da manhã  
Blogger Rafeiro Perfumado said...

Com essa leitura toda aposto que perdeste a consulta!

9:48 da manhã  
Blogger pisconight said...

É por esses conteúdos que eu não leio essas revistas... não me dizem nada.
Um abraço.
;)

11:55 da manhã  
Blogger eu mesma! said...

Tens pouca sorte em só ir ao dentista, poque se fosses ao cabeleireiro tinhas as outras revistas cor de rosa todas, para te actualizares, sim que nos cabeleireiros costumam comprar revistas novas todas as semanas, não é como nos consultórios!
Olha não sei porquê mas eu gosto de ler aquela merda toda, dá-me um gozo do caraças, só me chateiam as noticias repetidas ou a mesma versão em várias revistas.
Lá em casa o L sempre que vai á casa de banho, pergunta-me sempre se não tenho revistas novas, mas ultimamente tenho feito economia e lido apenas no cabeleireiro. Fica chateado por falta de leitura, agora anda lendo os títulos nas revistas expostas nas bancas do jornais e depois chega lá a casa e diz-me, sabes que fulana já não está com sicrano ou outra coisa qualquer...
Tudo isto para te dizer que gostei do teu post, pois claro!

2:56 da tarde  
Blogger Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

os cabeleireiros tb fornecem esse tipo de leituras esclarecedoras. que eu não dispenso! :))

11:59 da tarde  
Blogger ROADRUNNER said...

Comentários para quê? É um artista português!
Saudações!

11:27 da tarde  
Blogger APC said...

PS - Esqueci de dizer que gostei do teu comentário crítico à super-mãe. O conceito de "mãe suficientemente boa", de Winnicott [que nada tem de displiscente como à primeira leitura possa parecer] é um filão da psicologia delicioso de se seguir, por exemplo.

11:52 da tarde  
Blogger APC said...

PPS - E que não acho que o povo tenha o que merece. Não tem o sistema se saúde que merece, não tem a protecção que merece (idosos, orfãos, deficientes, doentes, toxicodependentes, mães adolescentes, vítimas de agressão, sem-abrigo...), não tem o sistema educativo que merece e, sobretudo, não tem quem aposte na rentabilização do super-poder que são os media para a difusão de uma cultura para todos, de raíz, diversificada e proactiva, que permita a obtenção dos ensinamentos, competências e valores basilares ao viver em sociedade de uma forma cívica e ética, bem como a prossecução das aprendizagens (a par com o contributo em labor) de uma forma investida. De vítimas a carrascos (e a churrascos!), bem sei. Ainda assim, também temos o fumo do tabaco que merecemos, e eu acho que não merecemos matar-nos.
A esta hora, é o que se arranja de metáfora! ;-)
Jinhu pati!!!

12:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home