sexta-feira, maio 25, 2007

National Geographic - Na pista dos Tuaregues

Foto: O deserto da margem sul do Tejo, visto pelos olhos dum Camelo.
Antes de mais, o Director deste Jornal irresponsável, gostaria de manifestar o seu agradecimento publico ao Ministro Mário Lino, sem a ajuda do qual, não teríamos este Poste de fim-de-semana.
Não é fácil caracterizar uma figura muito sui generis como o Ministro dos Transportes Publicos, Mário Lino. Como o classificaríamos? Bom, imaginemos que o Ministro era uma figura da musica portuguesa. Estão a ver o Pedro Abrunhosa ou a Teresa Salgueiro, por exemplo? Pois bem, Mário Lino seria precisamente o oposto; uma espécie de Zé Cabra!
Lino, que é um ferveroso adepto da OTA - também conhecido por Otário - pôs o dedo na ferida ao declarar aquilo que ninguém tinha coragem de dizer: “A margem Sul do Tejo é um deserto. Não há pessoas, não há escolas, não há hospitais”. Aliás, também já me aconteceu atravessar a Ponte 25 de Abril e não encontrar NADA para Sul. Apenas areia e Camelos! No entanto, tomei 1 embalagem completa de Guronsan e a coisa passou. Ora, o Ministro não estava medicamentado; Pudera! Nunca há um Hospital quando precisamos de um!
Adiante. Veio a descobrir-se agora, graças à acção dos seus investigadores franceses, os irmãos, Jamé & Jamé, que os habitantes da margem Sul do Tejo – caso hajam alguns - serão chamadas Tuaregues, uns fulanos misteriosos que, vá-se lá saber porquê, gostam de montar Camelos. Dai se compreenda, também, a sua relutância em atravessar o Rio, uma vez que, com a escassez de Dromedários por estas bandas, o Ministro dificilmente voltaria ao Norte... do Rio sem ser albardado.
Estou, no entanto, inteiramente de acordo com a referência negativa feita ao Deserto de Sara, onde mais não temos que temos um terreno muito movediço, muita secura e pouca diversidade. Tal como o Ministro, também prefiro a humidade duma Floresta Tropical de Vanessa ou uma Mata Real de Svetlana Mamashova.
Destaque final, ainda, para a táctica Politica usada pelo membros do Governo PS, conhecida pelo nome de “Técnica do Quadrúpede”, uma vez que são precisos 4 Ministros para a colocar em acção; 1 Primeiro-Ministro que manda os Ministros da Educação e Saúde fechar Escolas e Hospitais; 2 Ministros, da Educação e Saúde que fecham Escolas e Hospitais e 1 Ministro de Transportes que vai pelo país acusar as populações de não terem Escolas e Hospitais.
Resumindo: O espelho nunca reflete Realidade, mas aquilo que queremos ver; porque somos pecadores e mesmo assim acreditamos na nossa salvação e que o paraíso está logo ali à nossa espera. Para uns, a Eterna felicidade é uma ilha tropical, sem deveres e com muitas mulheres bonitas em bikini, para outros é um deserto de areia. É esta a diferença entre um Homem e um Camelo.
Pensai nisto, Homens, Mulheres... e Dromedários!
Bom fim-de-semana!!!

18 Comments:

Blogger eu mesma! said...

Agora só falta a campanha publicitária a promover o nosso deserto no estrangeiro... qualquer coisa como "Portugal a beautiful desert land" ou "Portugal, the wonderful place to see a desert, recently made" ou qualquer merda do género!

bom fim de semana!

11:25 da manhã  
Blogger mixtu said...

Bem, tadinho dos gajos da margem sul... começo a ter pena deles, yayaya

Mais do que disse o Lino, num jantar-conferência a uma pergunta de um economista e utilizando uam linguagem de engenheiro e procurando ter humor e chegou a ter mas, claro, há glosa e glosa e ele certamente nunca leu o teu calhau, yayayaya, mas estava eu a avatar que as declarações do Santos a seguir com o dinamitar das pontes, bem aí... é que o velho não esteve bem, agora o engenheiro (ele é mesmo engenheiro, no seu tempo não se podia fazer 4 cadeiras num dia e não se podia mandar por faxe o teste de inglês técnico) até esteve bem... eu acho... aliás a 1ª vez que passei o Tejo pensei: porra, esta merda é mesmo deserto, senão fosse os girassóis isto era só erva seca.
Fui...

1:11 da tarde  
Blogger mixtu said...

yayayaya, tadinho dos camaradas autárquicos, até se reuniram... yaya, há gajos que fazem cada figura saloia...
yayaya

1:12 da tarde  
Blogger Francis said...

Mixtu, devo dizer que ainda hesitei entre abordar ou não a tão polémica questão das Pontes como alvos terroristas, mas depois não o fiz. Até porque concordo com o Almeida Santos; Acho que o país não deveria ter pontes. Aliás, na minha opinião, tirando obviamente o Estádio de Luz, todos os edifícios de Portugal deveriam ser térreos para estar a salvo de qualquer investida terrorista.
Tenho dito!
Abrazos a tutti!!!

3:31 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Qual era mesmo a marca do "sumo de uva" que ele bebeu ao almoço???!!!


Beijooo

3:50 da tarde  
Blogger mixtu said...

yayayayaya

4:36 da tarde  
Blogger mixtu said...

Hoje fui às finanças, tratar de uns assuntos, à minha frente estava um tal de "guerreiro", diz-lhe o homem do IRS: é alentejano, os guerreiros são alentejanos...
o velho: algarve...
Quando fui atendido e porque conheço o meirinho disse-lhe: agora ninguém quer ser alentejano pois pode ser confundido com um dromedário:
diz o meirinho: ou camelo...
yayaya
Por isso, viva o Lino que é um gajo curtido, é pah, na parte do exemplo da saúde e quando ele ficou todo torto teve piada, eu sei que tu achaste.. só algo me diz que és camarada, f. destesto os camaradas, e não venham cá dizer que também há lá gajas louras, não quero saber...
Fui...

4:40 da tarde  
Blogger Fatyly said...

Foi das coisas mais disparatadas que ouvi e quero ver o trilho desse camelo.

Bem observado Francis e bom fim de semana**

7:00 da tarde  
Blogger A. João Soares said...

Puxa-lhe o pé para a chinela. SE fosse urso sonhava com as regiões polares, mas como é cam...o Sara não lhe sai do bestunto. Aquele prazer da areia quente ao meio do dia!!! Claro que lá não convém construir um aeroporto, pois este tem que ficar onde haja pessoas, escolas, hospitais, para os aviões se passearem em gincana pelo meio deles para aquecer os pneus!!!
No Do Mirante está um post que sugere um aeroporto mesmo no meio de Lisboa, com duas pistas na Av da Liberdade e na Av Fontes Pereira de Melo. Ao menos aí não é deserto, embora não muito longe haja concentrações de camelos.
Abraços
A João Soares

7:50 da tarde  
Blogger Carla said...

_____BOM__FIM DE__SEMANA!
_____LET__THE__SUN__SHINE
______IN___YOUR___SMILE___
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
_____######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####
___________###**###
____________##**##
_____________#**#___________

11:10 da tarde  
Blogger mixtu said...

Os camaradas... e quando me refiro a camaradas refiro-me aos comunistas ou comudistas e aos bloquistas...
quando se é novo acredita-se que as gajas devem ser distribuídas por todos e vai daí vota-se no PC, só que depois verificamos que se assim for há muita promiscuidade e com a sida é muito perigoso...

Falam, falam, mas é porque sabem que têm um determinado sector de mercado e vai daí têm aquele discurso... mas quando são poder são tão déspotas que todos os outros... e sei do que falo porque um dia um f.p. de um camarada chamou-me ao gabinete e disse-me que não iam precisar mais de mim, a razão: politica...

e eu que nunca fui politico, um dia convidaram-me para uma autarquia, recusei, só quando o meu irmão se candidatou é que aceitei ir na sua lista e como último dos suplentes... dizia o meu irmão que a lista era tan boa que o último podia ser presidente... yaya, o meu irmão tem-me em boa conta, a verdade é que se ganhou e como depois todos deram os parabéns e que tinham votado no meu irmão, ainda pensámos em recontar os votos pois tinhamos ganho só com maioria relativa...
E é assim, conheço-os a todos e às suas pretensões mas vou com a cara de alguns que me dava sempre boleia no seu 2 cavalos e mais do que uma vez ficámos sem gasolina...
Ser "boa pessoa" e não camarada é arranjar trabalho a muitas pessoas, a resolver problemas a muitas pessoas é na altura de pedir honorários dizer que não é nada e depois receber algo do campo, ser boa pessoa é nunca ter prejudicado ninguém, diferente ed camarada...
Fui... e repito, escusam de dizer que há louras na camaradagem...

abrazo europeo e monarquico

11:37 da manhã  
Blogger mixtu said...

quem me dava boleia era o "camarada" Luis Fazenda, boa gente...

11:39 da manhã  
Blogger Francis said...

Revelador. Nos dias de hoje, já nem o Benfica me dá alegrias.

... mas no 2 cavalos, a gasolina nunca se acaba? :-)

11:59 da manhã  
Blogger J.P. said...

O "otário" é mesmo um deserto de ideias não é!??
Obrigado pelos tomates! Já retribui tão grande gentileza.
Bom fim de semana.

5:15 da tarde  
Blogger mixtu said...

acabava e sempre na recta para a torre, onde ficava a escola, a bicha do coso da gasolina estava estragada, mas... boa gente, na altura ele andava a estudar direito e dava-me "ginástica" e agora vais dizer: pronto mais uma loura... mas é verdade nunca pratiquei ginástica, dispensou-me de comprar fato de treino pois namorava com a Isabel, uma loura (verdadeira) nem sei se foi ele que me ensinou como se deve ver se elas são verdadeiras,
Gente boa e a esposa dele, dava-me português...
Fui.. isto parece "recordaçõse de um médico da serra"...
yayaya

7:41 da tarde  
Blogger foryou said...

Caramba eu passei anos na margem sul e o gajo não me viu?!! Irra eu sou pequena mas não tanto

9:13 da tarde  
Blogger Francis said...

Foryou, é natural que não te tenha visto, os camelos têm uma visão deficiente :-)

Mixtu, eu já tive um Corolla Coupé e o marafado precisava de gasolina para andar, o que era chato! Também tive uma Yamaha 600 e fui contra uma parede (Não foram grandes danos, tive que pinta-la com cal!)
He, he, isto vai dar pano para mangas!
Abraços!!!

9:18 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

o que tenho andado a perder!!! ehehheh

eu, berbere do Montijo afirmo que aquilo é um deserto e não queremos aeroporto naquele sítio (penso que esta afirmação deu direito a muita expeculação de terra e fortunas foram ganhas e perdidas)

agora, já de Almada tem razão. aquilo é lá coisa que se queira ahahahahha

3:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home