O MELHOR PORTUGUÊS DE SEMPRE!
Melhor Politico – A escolha é difícil. Se Politica é sinónimo de mentira, falsidade, conspiração, parasitismo, opressão, então o professor Oliveirinha, deverá ser o melhor. No entanto, não devem ser menosprezadas as capacidades técnicas dos profissionais de governação que meteram o cu na cadeira dourada nestes últimos trinta anos. Sócrates, por exemplo, é um excelente mentiroso; embora, actualmente, a sua capacidade de opressão fique um pouco aquém das expectativas. Precisa de maior rodagem a nível internacional. Durão Barroso não pode ser esquecido, já que nos transmitiu novos conceitos até então desconhecidos. Foi o grande percussor da revolução coperniciana na Politica ao conseguir estabelecer uma relação perfeitamente plausível entre a expressão: “Nós não fugiremos às nossas responsabilidades” e “Adeus, malta. Foi um prazer, mas já fiz muito pelo país nestes seis meses e tenho um tacho melhor à espera!”
Maior ilustre (no plano internacional) – Sem dúvida, o português que subiu mais alto na escala internacional, foi o alpinista João Garcia. O homem não pode ver uma montanha que vai logo trepa-la mesmo sem a ponta dos dedos (o que só lhe dá vantagens, pois não precisa de cortar as unhas). Em boa verdade vos digo; Se alguma vez for ao Colombo e ver o gajo a subir aos níveis superiores pela escada rolante; vou-me a ele e parto-lhe os corninhos todos! A namorada, é que não deve ficar satisfeita; Se ele chegar a casa depois de trepar um Kilimanjaro qualquer e ela implorar-lhe: “Ò João, trepa-me para cima!” Ele responderá: “Só se te puseres de pé. Espera aí, que vou buscar os ganchos!” Já repararam como o João é o oposto da Elsa raposo? Ele depois de montar e chegar ao pico, fica eufórico; Ela depois de montar e chegar ao pico, fica deprimida e precisa de apoio moral do Barão Von Qualquer coisa.
Melhor Escritor – Qual Camões, Qual Saramago! Já imaginaram o trabalho por que passa alguém que tem de copiar obra alheia? Primeiro, é preciso lê-la (uma carga de trabalhos!) depois traduzi-la e ainda voltar a escrevê-la tendo o cuidado de alterar os nomes dos personagens. Não é fácil! Neste capitulo; Miguel Sousa Tavares e Clara Pinto Correia dão cartas. No entanto, a minha preferência vai para o livro do Mário, ex-concorrente Big Brother, “Tás a ver?” pela qualidade do papel de impressão que é muito mais macio e até cheira bem.
Melhor sedutor – Nesta área, é inegável a vantagem do Zezé Camarinha sobre a concorrência. O facto da Região de Turismo do Algarve ponderar inclui-lo no panfleto oficial mesmo ao lado do Castelo de Silves, é sintomático. No entanto, temos outro sedutor de peso à espreita dos seus 15 minutos de fama; É o cão do meu vizinho que já emprenhou todas as cadelas das redondezas e se nos enrola nas pernas à primeira oportunidade. Dizem que é pastor alemão. Não sei se é nome, apelido ou nacionalidade.
Melhor desportista – Inicialmente apontavam-se os nomes de Eusébio, Figo, Carlos Lopes ou Fernanda Ribeiro. No entanto, a vitória que Hugo Campos obteve na 1ª grande prova de Nudistas na Meia Praia em Lagos veio abalar a comunidade atlética mundial. Hugo, ganhou destacado aos restantes 5 atletas, fazendo o percurso de 600 metros em 3 horas e 45 minutos. Pode não parecer grande proeza, mas desafio todos os homens a tentarem correr com uma protuberância pendurada no local mais incómodo (as senhoras estão naturalmente excluídas, pois possuem outro tipo de aerodinâmica). Excitado com a vitória, o atleta falou para o microfone dizendo que planeava outros voos, tais como fazer a pega a um touro também de material ao léu e nadar num rio cheio de Piranhas.
Melhor herói masculino – O gajo que morreu entalado à porta do castelo de Évora(?) para impedir que os Mouros a fechassem durante a tomada da cidade pelas tropas de D. Paio Peres Correia. As suas últimas palavras terão sido: “Epá, não empurrem, foda-se! Cabemos todos!!!”
Melhor heroína feminina – Como se trata de heroína, o natural vencedor seria o ex-ministro Morais Sarmento. No entanto, até prova de contrário, ele é homem. Por isso a minha escolha vai para a Soraia Chaves. Porquê? Ponham os olhos na rapariga, caramba! É Preciso explicar tudo?
Nota da Redação: No dia 1 de Novembro, o Barbiku faz 3 anos. Tinha preparado um grande discurso e saiu-me isto. A todos os meus amigos onde quer que estejam, um sincero agradecimento do fundo do coração. Obrigado pela honra que me têm dado com a vossa visita e comentários, pois estes são a mola impulsionadora que me fazem continuar.
Muito, muito obrigado :)